GRÁTIS! 10 PROGRAMAS

10 sugestões de programas gratuitos de topografia & GIS:

GIS é a sigla em inglês para "Geographic Information System", que em português significa "Sistema de Informação Geográfica".

GIS é um software que permite coletar, armazenar, gerenciar, analisar e visualizar dados geográficos, ou seja, informações relacionadas a uma localização específica na superfície terrestre. O GIS permite que esses dados sejam integrados em mapas digitais, facilitando a análise e interpretação das informações.

O sistema de informação geográfica pode ser usado para uma variedade de aplicações, como planejamento urbano, gestão ambiental, monitoramento de recursos naturais, topografia, cartografia, entre outras áreas que lidam com informações geográficas. Com o uso do GIS, é possível realizar análises complexas, identificar padrões e relacionamentos espaciais e criar modelos preditivos para suportar a tomada de decisões baseadas em dados.

SOLUÇÕES ORIGINAIS PARA TOPOGRAFIA E AGRIMENSURA

OpenJUMP:

OpenJUMP é um software de SIG livre e de código aberto que oferece recursos avançados para processamento e análise de dados espaciais. Ele é escrito em Java e é capaz de rodar em diferentes sistemas operacionais, incluindo Windows, Linux e Mac.

Algumas das principais características do OpenJUMP incluem:

O OpenJUMP é amplamente utilizado em projetos de mapeamento, planejamento urbano, monitoramento ambiental, gestão de recursos naturais, entre outras áreas que envolvem análise de dados espaciais.

Para baixar o OpenJUMP, você pode acessar o site oficial do programa em: https://www.openjump.org/ . Lá você encontrará instruções detalhadas sobre como baixar e instalar o software em seu computador, além de documentação e tutoriais para ajudá-lo a começar a usar o programa.

gvSIG:

gvSIG é um software livre e de código aberto para SIG que permite a visualização, análise e manipulação de dados espaciais. Ele foi desenvolvido pelo governo regional da Comunidade Valenciana, na Espanha, e é amplamente utilizado em projetos de mapeamento, planejamento urbano, monitoramento ambiental, gestão de recursos naturais, entre outras áreas que envolvem análise de dados espaciais.

Algumas das principais características do gvSIG incluem:

O gvSIG é um software de SIG de código aberto, o que significa que você pode baixar, usar, modificar e distribuir o programa gratuitamente.

Para baixar o gvSIG, você pode acessar o site oficial do programa em: https://www.gvsig.com/pt/ . Lá você encontrará instruções detalhadas sobre como baixar e instalar o software em seu computador, além de documentação e tutoriais para ajudá-lo a começar a usar o programa.

Quantum GIS (QGIS):

Quantum GIS (QGIS) é um software de SIG de código aberto, gratuito e multiplataforma, que permite a visualização, análise e edição de dados geoespaciais. É um dos programas mais populares e amplamente utilizados no mundo em projetos de mapeamento, análise ambiental, planejamento urbano e outras áreas que envolvem análise de dados geoespaciais.

Algumas das principais características do QGIS incluem:

O QGIS é um software de SIG de código aberto, o que significa que você pode baixar, usar, modificar e distribuir o programa gratuitamente.

Para baixar o QGIS, você pode acessar o site oficial do programa em: https://www.qgis.org/pt_BR/site/ . Lá você encontrará instruções detalhadas sobre como baixar e instalar o software em seu computador, além de documentação e tutoriais para ajudá-lo a começar a usar o programa. O site também oferece uma comunidade de usuários ativos e fóruns para tirar dúvidas e compartilhar conhecimentos.

GRASS GIS:

GRASS GIS (Geographic Resources Analysis Support System) é um software livre e de código aberto para SIG que permite a visualização, análise e manipulação de dados geoespaciais em sistemas Unix, Linux, Mac e Windows. Ele foi desenvolvido pelo US Army Corps of Engineers em 1982 e é amplamente utilizado em projetos de mapeamento, planejamento urbano, monitoramento ambiental, gestão de recursos naturais, entre outras áreas que envolvem análise de dados geoespaciais.

Algumas das principais características do GRASS GIS incluem:

O GRASS GIS é um software de SIG de código aberto, o que significa que você pode baixar, usar, modificar e distribuir o programa gratuitamente.

Para baixar o GRASS GIS, você pode acessar o site oficial do programa em: https://grass.osgeo.org/ . Lá você encontrará instruções detalhadas sobre como baixar e instalar o software em seu computador, além de documentação e tutoriais para ajudá-lo a começar a usar o programa. O site também oferece uma comunidade de usuários ativos e fóruns para tirar dúvidas e compartilhar conhecimentos.

SAGA GIS:

SAGA GIS (Sistema Automatizado para Análise Geocientífica) é um software livre e de código aberto para SIG que permite a visualização, análise e manipulação de dados geoespaciais. Ele foi desenvolvido pelo Departamento de Geografia Física da Universidade de Gottingen, na Alemanha, e é amplamente utilizado em projetos de mapeamento, planejamento urbano, monitoramento ambiental, gestão de recursos naturais, entre outras áreas que envolvem análise de dados geoespaciais.

Algumas das principais características do SAGA GIS incluem:

O SAGA GIS é um software de SIG de código aberto, o que significa que você pode baixar, usar, modificar e distribuir o programa gratuitamente.

Para baixar o SAGA GIS, você pode acessar o site oficial do programa em: https://www.saga-gis.org/ . Lá você encontrará instruções detalhadas sobre como baixar e instalar o software em seu computador, além de documentação e tutoriais para ajudá-lo a começar a usar o programa. O site também oferece uma comunidade de usuários ativos e fóruns para tirar dúvidas e compartilhar conhecimentos.

Transforme seus trabalhos topográficos com o AutoCAD Civil 3D Online. Com ferramentas poderosas e intuitivas, você poderá criar, gerenciar e manipular modelos digitais de elevação, pontos topográficos, redes de tubulação e muito mais, tudo de forma online e acessível de qualquer lugar. Experimente agora e torne seus projetos de topografia mais eficientes e precisos!

WhiteboxTools:

WhiteboxTools é um conjunto de ferramentas de análise geoespacial de código aberto que permite a manipulação, análise e visualização de dados geoespaciais. Ele foi desenvolvido por John Lindsay, um geógrafo canadense, e é projetado para ser usado por pesquisadores, cientistas, analistas e desenvolvedores que precisam lidar com dados geoespaciais.

Algumas das principais características do WhiteboxTools incluem:

O WhiteboxTools é um software de análise geoespacial de código aberto, o que significa que você pode baixar, usar, modificar e distribuir o programa gratuitamente.

Para baixar o WhiteboxTools, você pode acessar o site oficial do programa em: https://www.whiteboxgeo.com/ . Lá você encontrará instruções detalhadas sobre como baixar e instalar o software em seu computador, além de documentação e tutoriais para ajudá-lo a começar a usar o programa. O site também oferece uma comunidade de usuários ativos e fóruns para tirar dúvidas e compartilhar conhecimentos.

JUMP GIS:

O JUMP GIS é um software de Sistema de Informações Geográficas (SIG) de código aberto que oferece recursos para visualização, análise e edição de dados geoespaciais. Desenvolvido em Java, o JUMP GIS é uma plataforma independente e pode ser executado em diferentes sistemas operacionais, incluindo Windows, Linux e MacOS.

Algumas das principais características do JUMP GIS incluem:

O JUMP GIS é um software de código aberto, o que significa que você pode baixar, usar, modificar e distribuir o programa gratuitamente. O JUMP GIS é distribuído sob a licença GNU General Public License (GPL), que permite que qualquer pessoa faça o download, copie, distribua e modifique o código-fonte do programa.

Para baixar o JUMP GIS, você pode acessar o site oficial do projeto em: https://jump-pilot.github.io/ . No site, você encontrará instruções detalhadas sobre como baixar e instalar o software em seu computador, além de documentação e tutoriais para ajudá-lo a começar a usar o programa. O site também oferece uma comunidade de usuários ativos e fóruns para tirar dúvidas e compartilhar conhecimentos.

uDig:

O uDig é um software de Sistema de Informações Geográficas (SIG) de código aberto que permite visualizar, editar e analisar dados geoespaciais em diferentes formatos. Desenvolvido em Java, o uDig é executado em diferentes sistemas operacionais, incluindo Windows, Linux e MacOS.

Algumas das principais características do uDig incluem:

O uDig é um software de código aberto, o que significa que você pode baixar, usar, modificar e distribuir o programa gratuitamente. O uDig é distribuído sob a licença Eclipse Public License (EPL), que permite que qualquer pessoa faça o download, copie, distribua e modifique o código-fonte do programa.

Para baixar o uDig, você pode acessar o site oficial do projeto em: https://locationtech.org/projects/technology.udig . No site, você encontrará instruções detalhadas sobre como baixar e instalar o software em seu computador, além de documentação e tutoriais para ajudá-lo a começar a usar o programa. O site também oferece uma comunidade de usuários ativos e fóruns para tirar dúvidas e compartilhar conhecimentos.

Orfeo ToolBox (OTB):

O Orfeo ToolBox (OTB) é um conjunto de ferramentas de software livre para processamento de imagens de sensoriamento remoto, desenvolvido pela agência espacial francesa CNES. O objetivo do OTB é fornecer aos usuários uma plataforma completa e avançada para o processamento de dados de sensoriamento remoto, incluindo a pré-processamento, classificação, segmentação, extração de recursos, e muito mais.

Algumas das principais características do OTB incluem:

O OTB é distribuído sob a licença CeCILL, que é uma licença de software livre baseada na GPL, adaptada para o contexto francês. Isso significa que o OTB é gratuito e pode ser usado, modificado e distribuído livremente.

Para baixar o OTB, você pode acessar o site oficial do projeto em: https://www.orfeo-toolbox.org/. No site, você encontrará instruções detalhadas sobre como baixar e instalar o software em seu computador, além de documentação e tutoriais para ajudá-lo a começar a usar o programa. O site também oferece uma comunidade de usuários ativos e fóruns para tirar dúvidas e compartilhar conhecimentos.

Kosmo GIS:

Kosmo GIS é um software livre e de código aberto para sistemas de informação geográfica (GIS). É um projeto desenvolvido pela comunidade com uma abordagem aberta e colaborativa, com o objetivo de fornecer uma plataforma completa para a criação, visualização, análise e publicação de dados geoespaciais.

Algumas das principais características do Kosmo GIS incluem:

O Kosmo GIS é distribuído sob a licença GPL, o que significa que é gratuito e de código aberto. O software pode ser baixado no site oficial do projeto em http://www.opengis.es/en/kosmo/. O site também fornece documentação, tutoriais e fóruns de suporte para ajudar os usuários a começar a usar o software.

YouTubeFacebookLinkedIn